Direita espanhola à frente nas pesquisas eleitorais

União entre PP, Ciudadanos e Vox pode recolocar direita no topo do Governo da Espanha

Os partidos da direita espanhola, Partido Popular (PP), Ciudadanos (Cs) e Vox, devem formar uma bancada de 181 a 188 parlamentares, acima dos 176 necessários para obter a maioria, segundo os institutos de pesquisa da Espanha. Os três partidos estão coligados no Governo da Comunidade Autônoma da Andaluzia, aliança através da qual detém a maioria e conseguem governar sem percalços. Se a união for repetida após estas eleições é provável que os partidos deixem de ser oposição e se tornem a situação, ou seja, sejam os governistas, no lugar dos socialistas que ocupam essa vaga, no momento.

Mesmo que o Partido Socialista Operário Espanhol ( PSOE), do Presidente de Governo Pedro Sánchez, consiga se coligar com o Unidos- Podemos e reconquiste a confiança dos partidos separatistas, provavelmente não ultrapassará 169 cadeiras, o que impossibilita a reconquista do governo e os coloca de volta à oposição.

LeiaMais

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
ANÚNCIO

As pesquisas também aponta que o Vox deve conseguir entre 19 e 22 parlamentares, as primeiras cadeiras a nível nacional desde que foi fundado, em 17 de dezembro de 2013, por ex-militantes do PP, insatisfeitos com as políticas do ex-Presidente de Governo Mariano Rajoy (PP), que levou há uma cisão.

A sondagem eleitoral anterior dava a coligação de direita com 174 a 182 parlamentares, mas a cada nova pesquisa, o número mostra tendência ao aumento. O PSOE que aparecia como à frente nas sondagens com 105 a 107 parlamentares, agora se estima que terá 96 e 99 parlamentares, enquanto o PP tende a se tornar a maior força política, com 97 a 100 parlamentares. Uma estimativa mais generosa ao Vox e menos ao PP coloca o primeiro com 38 a 42 deputados e o segundo com 72 a 74, mas o cenário é pouco realista, apesar do crescimento do Vox devido à manifestações contra os separatistas e os posicionamentos em questões como imigração, aborto e soberania nacional.


Nos ajude a construir uma mídia independente, apoie o S1N7ESE e receba recompensas e vantagens por isso: clique aqui!


Fontes: Jornal Sol Observador

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário
avatar
1000
  Se inscrever  
Notificação de
Próximo post