Ceará registra 978 casos de Diarréia ao dia

São mais de 32 mil casos neste começo de ano

Somados todos os municípios do Estado de Ceará são 32.302 casos de Doença Diarreica Aguda (DDA) – conhecida popularmente como Diarréia -, desde 01 de janeiro até 02 de fevereiro – período com dados contabilizáveis-, totalizando 978 casos ao dia, de acordo com a planilha de doenças de notificação compulsória, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Comparado ao mesmo período de 2018, houve aumento de 55%.

Na região metropolitana, Fortaleza aparece com a maioria dos casos (1.341 notificações), seguida por Maracanaú (1.156 notificações), enquanto Sobral lidera no interior com 1.087 casos de Diarréia, até o momento. No Nordeste a doença é mais conhecida como “virose da mosca”, apesar de não ser através desse inseto o principal meio de transmissão, mas pelo contato interpessoal, podendo ser causada por vírus e bactérias.

LeiaMais

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
ANÚNCIO

O período pré-Carnaval e festas carnavalescas é o que requer maior cuidado, devido à principal forma de contágio que é o contato interpessoal, seja direto ou indireto, como por saliva, objetos compartilhados, etc. É recomendado aumentar os cuidados com a higiene pessoal – lavar bem as mãos e com constância, lavar os alimentos antes do consumo, não consumir alimentos ‘suspeitos’ ou de procedência duvidosa, etc.

O tratamento é à base de água, suco natural e demais líquidos hidratantes, mas sais de reidratação estão disponíveis à população nos postos de saúde, como complemento ao tratamento básico.


Nos ajude a construir uma mídia independente, apoie o S1N7ESE e receba recompensas e vantagens por isso: clique aqui!


Fonte: Diário do Nordeste

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário
avatar
1000
  Se inscrever  
Notificação de
Próximo post
CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
ANÚNCIO